Psicologia Infantojuvenil – Tatiane Miranda Mota da Silva

Sobre mim

Entrei na faculdade em 2004, com o desejo de trabalhar com psicologia hospitalar, mais especificamente com crianças com câncer. No terceiro semestre, a professora da disciplina de Neurociências me chamou para fazer parte do grupo de pesquisa dela. Ela estava trazendo para o Brasil o melhor instrumento de avaliação neuropsicológica da criança e precisava de uma equipe para coletar os dados das crianças aqui do Brasil. Mal sabia eu que minha vida e minha carreira mudariam para sempre. 

A Neuropsicologia virou minha paixão, me desenvolvi profissionalmente nesta área, focando em estudos da infância e adolescência. Eu nunca quis ter filhos, mas algo sempre me guiava em direção aos pequenos (eu levo jeito! Rsrsrs). 

Ao longo dos anos, sempre me senti muito realizada com meu trabalho. Mas, em 2019, quando meu sobrinho nasceu, entendi perfeitamente porque mudei completamente de área. Ele tem a trissonomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down), que não foi identificada na gestação, apenas ao nascer. Quando recebemos a notícia, em milésimos de segundo a minha memória me trouxe imagens do meu início na faculdade, até aquele instante. Tudo fez sentido.

Currículo

Psicóloga

(CRP03/6373) graduada pela Faculdade Ruy Barbosa

Pós-graduada em Neuropsicologia

Universidade Federal da Bahia

Formada em Psicoterapia

Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência pelo Instituto WP, com atuação em pesquisa, ensino e clinica.

Palestrante em eventos científicos e sociais

que ama falar sobre avaliação e intervenção no contexto de desenvolvimento infanto-juvenil.

Quem posso ajudar?

Durante a minha trajetória profissional sempre pensei em formas de estender meu trabalho. Pensando nisso, compreendi que trabalhar para a formação de outros profissionais é um caminho necessário e que me traz muitas alegrias, seja em eventos científicos, cursos, supervisão ou conversas informais. Além disso, ajudo famílias a compreenderem o papel das relações, do afeto, da regra, da rotina e da organização (poderia continuar infinitamente esta lista) na formação de crianças e adolescentes mais saudáveis. É comum, na minha experiência clínica, o atendimento de famílias, cujos filhos apresentam alterações desenvolvimentais e/ou comportamentais.

TDAH

TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico que afeta principalmente crianças, mas também pode persistir na adolescência e na vida adulta. Caracteriza-se por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que causam dificuldades significativas em diversos aspectos da vida do indivíduo.
Saiba mais

Autismo

Autismo

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica complexa e de longo prazo que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, interage socialmente e processa informações sensoriais. O termo "espectro" é usado porque os sintomas do autismo podem variar significativamente de pessoa para pessoa, abrangendo uma ampla gama de características e habilidades.
Saiba mais

Transtornos de Ansiedade

Transtornos de Ansiedade

Existem vários transtornos de ansiedade, entre eles a característica comum é um medo e ansiedade em excesso que interferem no comportamento e na saúde mental. Preocupações em excesso, antecipação de situações futuras que geram medo e desconforto são comuns nos quadros de Ansiedade.
Saiba mais

Transtorno de Oposição Desafiante (TOD)

Transtorno de Oposição Desafiante (TOD)

O TOD é um transtorno de comportamento caracterizado por um padrão persistente de humor raivoso/irritável, comportamento desobediente, hostil, desafiador em relação ao outro, incluindo figuras de autoridade. Com o tratamento adequado e o suporte familiar, muitas crianças com TOD apresentam melhora significativa em sua ações, crenças e manejo de emoções ao longo do tempo.
Saiba mais

Transtornos Específicos de Aprendizagem

Transtornos Específicos de Aprendizagem

Em época de aulas, os transtornos de aprendizagem precisam ser um ponto de atenção entre escolas e famílias. Muitas vezes mal interpretados, essas condições podem afetar não só o desenvolvimento escolar dos pequenos, mas também seu desenvolvimento emocional e comportamental.
Saiba mais

Conteúdos

Aqui e nas minhas redes sociais você encontrará conteúdos sobre os principais tópicos do desenvolvimento infantojuvenil! Acompanhe os canais do YouTube e do Instagram, lá você também terá acesso a informações de qualidade, com embasamento científico, relacionadas aos principais temas da área. Vale a pena conferir!

Você está quase lá!

Por favor, preencha o formulário a seguir para poder ter acesso ao seu Ebook “Como auxiliar o desenvolvimento da autorregulação emocional na criança: Um guia para pais, professores e cuidadores.